Gerenciamento na Gestão de Pessoas

“Para que o líder obtenha resultados significativos, consistentes e de interesse comum, é de suma importância que ele tenha uma adequada formação. As competências necessárias ao desenvolvimento da liderança são essenciais. É por tal razão, em boa parte, que acontecem erros estrondosos na gestão de pessoas, haja vista inexistir tal preparação em incontáveis pessoas, que, por acidente ou de forma programada, assumem (imprudentemente) tamanha responsabilidade.


Pode-se destacar o conhecimento como um dos aspectos relevantes para compor a escolarização do líder. Some-se ainda uma boa dose de experiência no trato com as pessoas, comunicação fluente, convicção, transparência em bom nível, ética, respeito, paixão pela aprendizagem e mudança, certo grau de maturidade, ponderação, atitude, companheirismo etc. Não obstante, o que se pretende focalizar aqui é o gerenciamento.

Gerenciar pessoas pode ser um obstáculo considerável se houver dificuldade de o líder cobrar habitualmente, mas, destaque-se, especialmente quando as dificuldades proliferam. Há momentos na vida profissional que o que se deseja é sumir, apenas. Porém, existem pessoas que dependem (umas mais, outras menos) da figura da liderança, sobretudo da sua acolhida e da cobrança, a fim de extrair mais de onde pouco se espera, fazendo da dificuldade uma condição momentânea para se escalar um novo degrau no rol da superação e do desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. Então, fica a pergunta: Será que os líderes alcançam tamanha magnitude?

É claro que dá trabalho. E muito! Porém, vale a pena. Quando se vê resultados valiosos, e através deles percebe-se o fruto de extenuante esforço, compreende-se a dimensão do termo recompensa. Cumpre-se, oportunamente, citar a passagem do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976): “Todas as manhãs, a primeira coisa que fazia, ao chegar ao meu gabinete, era examinar o grande mapa do Brasil que estava pendurado na parede, atrás da minha mesa de trabalho. Nele, era atualizado o estágio progressivo de cada meta. Quando, por acaso, percebia que uma obra não vinha se desenvolvendo ao ritmo desejado, tomava o avião e ia apurar pessoalmente as razões do atraso.” Pergunto: Quantos, atualmente, se lançam a tal frenesi organizacional? Há motivação e direcionamento suficientes para empreender movimentos gerenciadores?

Não é tarefa simples desenvolver competências para a liderança, algumas simples, outras complexas. O líder deve realizar auto-avaliações constantes, cujo objetivo seja mapear os limites e alcances, e, conseqüentemente, se aperfeiçoar. Saber cobrar é resultado da conciliação entre conhecer-se bem e quem se cobra, portanto. É um conjunto de conhecimentos que também se adquire no cotidiano. No front, junto aos soldados. Logo, é um risco, pois abre as portas ao inesperado, permitindo que os outros tomem conhecimento de quem é o líder. (Mas é justamente uma das melhores maneiras de se aproximar e estabelecer um relacionamento melhor!)

Desta forma, vale destacar a importância de o líder sair da “sala de vidro” e entrar em contato real com os seus seguidores, aprendendo e ensinando em cada nova situação. Caindo e levantando. Arriscando e vivendo. Cobrando e obtendo. Assim, gera-se enorme chance de atingir resultados planejados e até inesperados. Eis o valor do gerenciamento multiqualitativo na gestão de pessoas.”

* Armando Correa de Siqueira Neto é psicólogo, diretor da Self Consultoria em Gestão de Pessoas, professor e mestre em Liderança pela Unisa Business School.


Opinião da Naira: Plaft plaft plaft!

🙂

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