Sete Desafios Para Um Novo Mundo De RH

“À medida que nos movimentamos na direcção de uma “nova economia” a atenção dirigida às pessoas e aos conhecimentos, tem gradualmente aumentado. Hoje, as empresas enfrentam novos desafios ao lidar com aspectos como por exemplo, a falta de talento, a importância das ideias/conhecimento e as mudanças de preferências no mercado de trabalho. Em consequencia, estratégias de RH bem sucedidas são mais importantes do que nunca.

Hoje em dia, ao olhar para práticas bem sucedidas de RH, apercebemo-nos de um certo número de áreas onde os profissionais de RH podem ter um importante contributo para o sucesso das suas organizações. Cada um destes “desafios de RH” será analisado com mais detalhe numa série de artigos publicados no site da Stepstone.

Desafio 1: Promover a flexibilidade organizacional

“A única coisa certa é a mudança”. A rápida evolução dos processos de trabalho aumentou a necessidade de flexibilizar as organizações e, em vez de pensar em termos de cargos, os RH precisam de pensar em termos de projectos e tarefas. Ao fazê-lo, os RH podem organizar as equipas de trabalho em função de tarefas específicas – e alterá-las sempre que necessário. Com a utilização de grupos multi-funcionais, um vasto leque de competências e outras funções similares, os RH podem criar uma equipa de trabalho muito mais flexível e tirar partido da competência colectiva em toda a sua extensão.

Desafio 2: Colocar as tecnologias de informação ao serviço dos RH

Uma das ferramentas que os RH podem utilizar para dinamizar os seus serviços, é a tecnologia. Esta pode ser utilizada para uma grande variedade de aplicações tais como, partilhar conhecimentos, informatizar a actividade do pessoal de administração ou formar recorrendo à electrónica. Obviamente que, implementar soluções de TI intensivas, não é um processo simples. Ao utilizar a “necessidaðde de análise” para identificar as áreas que mais beneficiam de soluções tecnológicas, e subsequente necessidade de treino, aumenta as possibilidades de sucesso drasticamente. Ideal seria coordenar o sistema dos RH com os restantes processos de trabalho por forma a obter vantagens com a utilização conjunta de várias sinergias.

Desafio 3: Mobilizar os conhecimentos da organização

O conhecimento é um valor que não aparece na folha de balanços. Contudo, é um dos maiores valores – especialmente para as empresas de serviços. Por forma a capitalizar este valor, as empresas precisam de criar um sistema de gestão de conhecimentos (GC) capaz de reunir, armazenar e distribuir conhecimento. No entanto, a maior parte dos esforços feitos nesta área centralizaram a sua atenção nos aspectos tecnológicos em detrimento dos aspectos comportamentais. Por forma a criar um sistema GC eficiente, é importante pensar para além da tecnologia e ter em consideração o impacto da cultura corporativa, nos incentivos para a utilização do sistema e na maneira de assegurar a qualidade da informação disponível no sistema.

Desafio 4: Facilitar o desenvolvimento profissional e pessoal

“O homem corporativo é indispensável para a acção.” Cada vez maior número de empregados vê o seu crescimento profissional seguir a par com o seu desenvolvimento pessoal. Portanto, cada vez mais as empresas vão olhando para os seus empregados como um todo. Ao mesmo tempo, as empresas também vão percebendo que não podem continuar a assumir a responsabilidade de criar planos de evolução para cada empregado. Esta tarefa é rapidamente transferida para o indivíduo e portanto os RH precisam de encontrar ferramentas que facilitem a uniformização do desenvolvimento individual.

Desafio 5: Apoiar a gestão nas suas novas funções

A gestão já não é o que era. Ao enfrentar novos grupos de empregados, muitos gestores experientes já se deram conta que o seu estilo de gestão estava ligeiramente ultrapassado. Ao mesmo tempo, devido ao elevado número de pessoas com trabalhos de grupo e projectos temporários, muitos “não-gestores” encontraram-se em situações em que
tiveram que liderar. Um departamento de RH de sucesso tem que desenvolver estratégias para preparar da mesma maneira, gestores e não gestores, para esta perspectiva de gestão evolutiva.

Desafio 6: Criar novos pacotes de compensações

Desde que a tradicional compensação, nomeadamente salários, perdeu a sua importância como forma exclusiva de atrair e reter talentos, há que adaptar-se às novas necessidades. A compensação estará cada vez mais ligada aos resultados e deve ser utilizada como ferramenta de orientação. Programas de opções de compra de acções e sistemas de bónus são ferramentas populares para atingir este tipo de objectivo. O desafio está em criar um sistema que tenha um impacto mensurável no comportamento das pessoas.

Desafio 7: Atrair e reter o melhor

Actualmente, um dos grandes desafios que se colocam às empresas é como atrair e reter talentos. A chave está em gerir o mercado de talentos como um mercado de produtos. “Um mesmo tamanho não serve a todos”. As empresas precisam de especificar e abordar segmentos de mercado específicos e oferecer um produto diferenciado – a oferta de trabalho. Já não é suficiente fiar-se num pacote de compensação competitivo – muitos dos candidatos talentosos vêem isso como um dado adquirido. Em vez disso, procuram uma imagem corporativa atraente, estando disponíveis para partilhar valores e estimular a cultura corporativa. Para reter esses talentos obtidos a preço tão elevado, é necessário oferecer oportunidades que permitam realçar a competência.”

Fonte: Stepstone/Portal de Carreiras – Portugal

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1 Response to “Sete Desafios Para Um Novo Mundo De RH”


  1. 1 Alan abril 15, 2010 às 4:18 pm

    Foi muito útil para elaboração do meu trabalho sobre gestão de pessoas… Seu site está anexado como fonte… Obrigado


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