A Comunicação Como Estratégia de Recursos Humanos

“O leitor tem em mãos um excelente livro de referência. Ele é útil para entender as peculiaridades da comunicação organizacional e as razões que justificam os cuidados para a tomada das melhores decisões no planejamento, na organização e na condução dos assuntos de comunicação.

O trabalho dos autores Fábio França e José Gutemberg preenche, de forma competente, uma lacuna importante na área. Eles analisam o novo cenário da interação entre empresa e colaboradores, os paradigmas tradicionais do setor de RH e as idéias que transformaram esse setor para o foco na gestão de pessoas, com base em suas competências e habilidades. O livro permite reflexões sobre a importância e a contribuição da comunicação organizacional e enfatiza a necessidade do planejamento integrado para atender os diferentes públicos, situações e níveis das pessoas. A obra ensina como planejar e estabelecer as diretrizes que podem orientar a comunicação organizacional de maneira efetiva, integrada e estratégica para que gere os resultados dela esperados.

A comunicação interna ganha com a obra, a importância merecida e vê ressaltada a sua estreita vinculação com o processo de gestão, em particular o de gestão de pessoas. De forma distinta de muitos trabalhos em administração, que relegam a comunicação a um plano, este a coloca no seu devido lugar, valorizando-a e creditando-a responsabilidade que ela efetivamente tem no ambiente organizacional.

Além de ser um dever social, a comunicação, a comunicação bem feita confere um enorme diferencial competitivo a empresa e aos seus negócios.”

Fonte: http://www.ogerente.com.br/novo/secao_livros_ver.php?id=444 É o que eu sempre digo sobre a importância do diálogo…… 🙂

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5 Responses to “A Comunicação Como Estratégia de Recursos Humanos”


  1. 1 Edu maio 4, 2009 às 10:32 am

    Olá!

    Antes de qualquer coisa, parabéns! pela atitude de criar um blog que trata sobre assuntos tão escassamente discutidos. Muito boa a idéia mesmo. Acredito que você esteja sendo pioneira. Estou certo?
    Estou espantado com atua sede de passar conhecimento: 18 postagens em tão poucos dias de vida. Uau!!!

    (…)

    De fato, a comunição é uma ferramenta indispensável no nosso cotidiano, sobretudo na parte profissional.
    “A conseqüência natural de uma comunicação deficiente ou ausente é o boato. Quando a administração não oferece respostas os funcionários inventam-nas.”
    (Francisco Gomes de Matos)

    Abraço!
    Te cuida!
    Edu.

  2. 2 Edu maio 4, 2009 às 10:33 am

    Ah, nos relacionamentos amorosos também, muito importante o diálogo…

  3. 3 Marcelo Mendes maio 4, 2009 às 4:45 pm

    Parabéns pela iniciativa de divulgar uma área tão importante (talvez a mais importante em uma empresa) e não muito valorizada na maoiria das empresas. Em grande parte das empresas somente existe o RH, por ser inevitável, mas nem se sonha em montar uma equipe de Gestão de Pessoas, quissá uma de Gestão de Talentos. Mas este é o nosso país, e é assim que as coisas vão mudar, aos poucos e com a difusão de conhecimento por parte daqueles que já entendem a importância de assuntos como este.
    Eu, assim como o MauroMartins (meio pelo qual cheguei aqui!), não trabalho nesta área, mas o assunto é realmente muito interessante e importante de se discutir.

    Parabéns!

  4. 4 Naira Modelli maio 4, 2009 às 8:57 pm

    Oi Du!!!! Obrigada por ler meu blog, e comentar!
    Na verdade já existem bastante blogs por aí difundindo as mesmas idéias, ou seja, a valorização do setor nas empresas!
    Eu, você bem sabe, gosto muito de discussões que acrescentem conhecimento e experiência, e graças a um outro amigo, o Mauro, criei este blog e estou aqui para trocar idéias! Adorando! Rs! E na verdade esta sede a que você se refere é exclusivamente pelo gosto que tenho por esta área extremamente falada e ao mesmo tempo tão frágil!

    Marcelo, obrigada também pela visita!

    Espero ver vocês por aqui mais vezes!

    Um abraço! Boa semana!
    😉

  5. 5 Naira Modelli maio 18, 2009 às 8:18 pm

    Vejam a opinião de Maria Lúcia Besson (SCHNEIDER ELECTRIC): “O primeiro desafio [para o RH em 2009] é manter a harmonia no ambiente de trabalho. Como conseqüência da crise, o nível de estresse vai estar ainda maior do que esteve nos últimos tempos. O segundo desafio, que é tão importante quanto o primeiro, é manter os talentos dentro da empresa. Num momento de crise, eles são ainda mais disputados, até mesmo com as companhias que mais sofreram efeitos negativos. Elas precisarão de profissionais muito bons para arrumar a casa. Para enfrentar essas duas questões, nós investimos em comunicação. Mais do que em momentos de calmaria, em horas de crise é preciso disponibilizar muita informação, para que todos saibam o que está acontecendo. Comunicar bem é a melhor forma de manter os funcionários alinhados. Do contrário, eles ficam inseguros, deixam de produzir como deveriam e acabam sendo seduzidos por outras ofertas. Os gestores precisam saber qual é o papel deles no momento e precisam repassar as informações às equipes. A pior coisa é você saber que o prédio está pegando fogo e ninguém te deixa pegar um balde para apagar o incêndio.”

    Fonte: http://revistavocerh.abril.com.br/noticia/rhfala/conteudo_470589.shtml


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