Recurso Para Implementar o RH Estratégico – ISO 10015

“Como nos ensinou Peter Drucker, estamos na era do conhecimento, e as empresas dependem do know-how que as pessoas têm e desenvolvem. O RH, não como departamento, mas como processo, é a base de sustentação e desenvolvimento das organizações modernas.

Para ser estratégico, o RH precisa, conforme as diretrizes da Norma ISO 10015, atender a organização no que diz respeito às suas necessidades de competência. É preciso avaliar a eficiência e eficácia do RH. Verificar se o treinamento atende as necessidades da organização, se os procedimentos do treinamento são desenvolvidos de acordo com a boa técnica, e se os resultados especificados foram alcançados.

A implementação da norma ISO 10015 resultará em uma grande mudança da cultura da organização. Em alguns momentos, a implementação poderá encontrar resistências, pois forçarão as pessoas a saírem da zona de conforto. Mas, ao final, será bastante compensador, em termos de retorno do investimento, da melhoria da competência e da satisfação do pessoal.

A ISO 10015 através de gráficos e de diretrizes, procura explicar como o RH deve participar do board para planejar suas estratégias e melhorar continuamente seus resultados.”

Fonte: Sebastião Guimarães – guimaraes@tgtreinamento.com.br

“A especificação do programa de treinamento deve dar uma idéia bem clara das necessidades da organização, dos requisitos do treinamento e dos objetivos do treinamento que definem o que os treinandos estarão aptos a alcançar como resultado do treinamento”.

Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Artigo/4616/a-hora-e-a-vez-do-treinamento-eficaz.html

Esta é uma norma que vem complementar a ISO 9001:2000, que cobra e enfatiza a importância do treinamento E dos profissionais de RH, porém, agora já com diretrizes a serem seguidas para  a obtenção resultados como redução de custos, acidentes e rotatividade de pessoal; crescimento da produtividade; qualificação entre outras melhorias de desempenho.

Opinião da Naira: A idéia é muito boa, mas novamente o “bicho-papão” CUSTO ainda assombra por ser elevado – até porque não há certificadores brasileiros credenciados para a certificação – e na prática trazer ainda pouco retorno ou o retorno a longo prazo.

E outra, é mais um motivo para o RH ser visto como “o chato”. Sim,  estamos falando de RH que já sabemos não ser a “menina dos olhos” da maioria dos dirigentes das empresas: “Lá vem o RH com gastos no momento desnecessários enquanto a empresa precisa economizar”.

Sim, normas são importantes para o nome da empresa, mas é isto que define sua conduta? Quantas vezes às vésperas de auditoria para re-certificação de ISO eu já presenciei os treinamentos “express”? Com direito à correria, desespero, decoreba e tudo mais? Humm! Várias!

Repito, a idéia e ótima, mas enquanto não mudarmos os hábitos, a educação e a cultura das pessoas, imposições não vão resolver o problema… ok, educação é um problema nacional, mas mesmo assim levanto a bandeira: Abaixo ao decoreba! Vamos treinar o diálogo! Vamos plantar a sementinha! É tão difícil assim?

Corrijam-me se eu estiver enganada! Adoraria saber mais opiniões!

Boa semana!

🙂

Anúncios

0 Responses to “Recurso Para Implementar o RH Estratégico – ISO 10015”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




maio 2009
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Atualizações Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Del.icio.us

Flickr

Itacaré

Mais fotos

%d blogueiros gostam disto: