Vamos falar sobre FEEDBACK!

Olá pessoal!!

Hoje me inspirei para falar sobre Feedback… essa (super hiper mega blaster) importante ferramenta é o que torna possível sabermos como as outras pessoas nos vêem. É como um parâmetro necessário para avaliarmos nossa conduta, e assim, se algo estiver com problemas, podemos reavaliar e maximizar nosso desempenho, tanto profissional quanto pessoal.

Na verdade, o feedback é algo que nos acompanha desde que nos conhecemos por gente. Quando somos crianças, são nossos pais e professores que nos estipulam limites de comportamento. O tempo passa e na adolescência os amigos se tornam os avaliadores mais importantes, pois adquirimos a noção de sociedade e o desejo é o de sermos inseridos e aceitos nela. Quando entramos na faculdade, ficamos na maioria das vezes distante dos pais e dos velhos amigos, então os mestres voltam novamente com força total para nos orientar. Também encontramos novos amigos vivendo as mesmas novas experiências de insegurança e “liberdade”, e por estarem próximos, são neles que podemos nos ancorar quando a saudade dói e as dificuldades surgem. Nesta etapa, em minha opinião mais do que em qualquer outra, o conceito e a prática de respeito ao espaço alheio – leia-se relacionamento interpessoal – é determinante para a sobrevivência pacífica entre as partes. Saímos da faculdade pouco maduros e com muita vontade de ser alguém que faça a diferença por este mundão afora. E é aí sim, que o feedback é extremamente importante, pois temos que nos adaptar não aos nossos sonhos, e sim à vida real.

São feedbacks e mais feedbacks, positivos e negativos, alguns nos impulsionam e nos encorajam, outros nos derrubam, outros não fazem diferença porque o avaliador não faz diferença (rs)… e por aí vamos seguindo, sempre em busca de nosso melhor.

Particularmente, eu gosto quando recebo um feedback, tanto positivo quanto negativo, pois, se for negativo, posso me reavaliar e buscar respostas nos meus erros. Claro, isto depende muito de quem me dá o feedback, sou humilde o suficiente para assumir meus erros e mudar de atitude se isto for beneficiar ao todo, mas por outro lado, um simples julgamento não ajuda muito.

Vamos aos fatos:

1. É importante ir diretamente ao fato que gerou o feedback, por exemplo, será muito mais eficiente, ao tentar dizer ao seu colega / subordinado que em certa situação irritou a equipe, do que simplesmente dizer que ele é difícil e irritante;

2. Deve-se mostrar com argumentos sólidos o porquê de estarmos corrigindo-o, para que isto não transmita algum ar de superioridade ou implicância, e sim, deixar claro que isto é uma colaboração ao seu próprio desenvolvimento;

3. A correção de um erro deve ser tratada com quem errou, dar um feedback negativo com platéia ao lado nunca resolveu nada;

4. Todos temos problemas pessoais que por vezes mexem com nossos nervos. É importante salientar que o seu problema não lhe dá o direito de agir de forma ríspida com quem quer que seja. Respeito acima de tudo!

Enfim, alguns autores descrevem o ato de dar o feedback como uma arte. A competição acirrada pela sobrevivência no mercado de trabalho faz com que algumas pessoas se fechem às críticas e não as tolerem. Portanto, antes de tentarmos fazê-lo, é melhor refletirmos bastante, afim de usar esta ferramenta para o bem de todos, imparcialmente e sem causar maiores conflitos.

Devemos nos abrir ao feedback! Nada melhor do que corrigir uma falha que não enxergávamos e depois recebermos um feedback positivo! Quem não gosta?

Um abraço a todos!

🙂

P.S.: Parte deste post – sobre como o feedback faz parte de nossas vidas desde que nos conhecemos por gente – é uma referência sobre a minha história, e não é uma regra, ok?

0 Responses to “Vamos falar sobre FEEDBACK!”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




maio 2009
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Atualizações Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Del.icio.us

Flickr

Itacaré

Mais fotos

%d blogueiros gostam disto: