Alguém já ouviu falar em LOGOSOFIA?

“A Logosofia sempre sustentou e sustenta que todo processo de melhoramento social haverá de fracassar, inevitavelmente, se antes não se encarar o problema do indivíduo – isto é, se este não é formado sobre a base de uma disciplina interna que o eduque psicologicamente no sentido de prestar serviços à sociedade sem ser absorvi­do por ela – evitando assim o truncamento de sua independência de juízo, concretizada em sua liberdade moral e espiritual.”

A Logosofia é uma ciência desenvolvida pelo pensador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, cujo primeiro livro publicado – Introdução ao conhecimento Logosófico – foi lançado em 1951. Oferece ferramentas de ordem conceitual e prática para obter o auto-aperfeiçoamento através de um processo de evolução consciente, ou seja, é um processo de autoconhecimento. Diz-se que cria a oportunidade de aprendermos ao mesmo tempo que ensinamos. Sustenta também o fato de que as grandes transformações que o mundo está enfrentando na ordem social, econômica e espiritual tornam imprescindível a readaptação do pensamento humano as exigências da época em que vivemos.

“O futuro da humanidade precisa de mentes pensantes livres de qualquer preconceito e com vocação de bem servir a família humana, só assim poderemos superar esse crucial processo histórico. É a essas mentes e a esses corações que se destina o pensamento filosófico!”

Esta ciência não tem muitos adeptos pelo mundo, pelo que li, não passam de 6 mil espalhados por 20 países (inclusive Brasil, com 50 sedes da fundação!). O que postei aqui é apenas um resumo do conceito, porém, ao final do texto cito a fonte de onde tirei estas informações e quem se interessar poderá encontrar todo o conceito desta ciência. Há alguns livros a venda no site também.

Assumo que isto para mim é novidade – não o conceito, mas a nomenclatura para tal – e algo me diz que logo mais estaremos ouvindo falar muito sobre isto até nas organizações. Particularmente , como curiosa que sou, irei me aprofundar nisto para entender de fato se a aplicação dela é funcional e eficaz! Alguém já havia ouvido sobre Logosofia antes?

Fonte: http://www.logosofia.org.br

2 Responses to “Alguém já ouviu falar em LOGOSOFIA?”


  1. 1 Newton maio 10, 2009 às 9:42 am

    Conheço uma pessoa que é adepta/seguidora da Logosofia… pra ser sincero, eu não fiquei impressionado com o que eu vi naquela pessoa. A teoria “pregada” era muito bonita, mas não creio que seja nada que faça diferença em resultados práticos/produtivos na vida das pessoas. Aqui em Campinas existe um “Instituto Logosófico” (não sei se é como se referem ao lugar) e eu posso te encaminhar os contatos dessa pessoa caso você tenha interesse.

  2. 2 Paulo Santos outubro 26, 2010 às 9:39 am

    É muito importante que as pessoas que estão interessadas em saber o que é Logosofia, que vão até uma sede, e peçam o curso de informação. Façam o curso que é gratuíto, e depois podem exprimir alguma opinião.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




maio 2009
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Atualizações Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Del.icio.us

Flickr

Itacaré

Mais fotos

%d blogueiros gostam disto: